Aulinha de costurinha

Boa noite gente! Hoje vim mostrar um pedacinho da minha aulinha de costurinha.


A aulinha de costurinha funciona assim:

* Geralmente eu dou aula de costurinha para crianças acima de 9 anos. 

* Cada aula tem duração de 1 hora e meia. 

* Primeiro explico quais os instrumentos (tesoura, agulha e máquina de costura) que vamos utilizar na costura e como manuseá-los.

* Para treinar a costura reta na máquina eu peço para a criança percorrer costurando sem linha uma trajetória de linhas retas desenhadas num papel A4.

* Depois ensino como fazer o retrocesso no início e no final da costura.

* Logo depois já passamos para as instruções sobre a máquina e de como passar a linha.

* Daí partimos para a costura propriamente dita.

Eu sempre escolho costurinhas fáceis de fazer, para que a aluna saia satisfeita e feliz porque aprendeu a costurar algo inteiro na primeira aula, como por exemplo um livrinho porta agulheiro e/ou agulheiro em formato de travesseiro.

No caso da minha aluninha que vou mostrar hoje foi diferente, pois a Manuela (Manu ou Lela) só tem 6 aninhos. Ela é filha da minha amiga Renata. Elas foram para Miami nas férias e a Manu ficou louca por uma máquina de costura de brinquedo, ela foi tão persistente que convenceu sua mãe a comprar. 

Chegando aqui a Renata me ligou e pediu pra eu abrir uma exceção quanto a idade e desse uma aulinha de costura para a Manu na maquininha que ela havia ganho de natal. 

Chegando aqui colocamos pilha na máquina branca e rosa da Singer e as bonitinhas, tanto máquina e aluninha começaram a costurar. Foi um prazer dar aula pra Manu, pois ela se mostrou muito atenciosa, esperta e dedicada, aprendeu rapidinho. 

Para guardar de recordação da aulinha de costura eu filmei um pequeno pedacinho da aula e enviei pra mamãe dela, que ficou toda contente e emocionada com o desempenho e a alegria da filha.




Nesse vídeo a Manu costurou 3 bordas num paninho vermelho, que depois de virado se transformou num saquinho.







Na foto que tirei com a Manu ela mostra um avental pra boneca que também foi costurado por ela. Reparem na belezura da Manu e da maquininha de costura.... fiquei apaixonada!


Espero que vocês tenham gostado... eu amei!!!

Um grande beijo, Clau.











Colcha de retalhos


Bom dia!!! Feliz ano novo... essa é minha primeira postagem nesse novo ano... desejo que 2015 venha recheado de saúde, paz e amor... que possamos no decorrer desse ano estreitar ainda mais os laços entre as pessoas amigas e que possamos também costurar nossos sonhos em uma colcha de realizações.


Colcha de retalhos

E por falar em colcha de sonhos... sempre quis costurar uma colcha de retalhos e essa foi uma das metas que coloquei na minha lista de intenções de costura para esse ano.

Comecei já no início de janeiro depois que ganhei de presente de uma grande amiga algumas amostras de tecidos .
  
Amostras de tecidos
 Cortei 49 quadrados de 29 x 29 cm e coloquei a mão na massa.

Retalhos de 29 x 29 cm



Fui costurando um quadrado no outro formando sete (7) tiras e depois costurei as tiras umas uma na outra até costurar toda a colcha... a disposição das estampas ficou aleatória. Como a quantidade de tecidos das amostras não foram suficientes tive que complementar com alguns retalhos que eu já tinha.

Costurando as tiras














Reparem que na junção dos tecidos as costuras ficaram certinhas, dando mais harmonia à colcha de retalhos.





Eu gostei do resultado e vocês? 

Um forte abraço a todos!!!

Beijos, Clau.

Tempo de natal... Tilda natalina

Boa noite gente! Tirei uns dias de férias, fomos a família toda para uma parque aquático no interior de São Paulo e depois para o litoral ... uma delícia. Esse tempo de pausa foi essencial para que eu pudesse recarregar as energias pra poder fazer muitas costurinha em 2015.

Mas para encerrar o ano, além das encomendas externas eu tive que fazer as encomendas internas...kkk, deixa eu explicar. Meus dois filhos pediram Tildas para presentear suas professoras.

O mais novo Gabriel, 5 anos, pediu uma Tilda ruiva, igual a professora Mariana, mas infelizmente a Tilda foi entregue sem que eu tirasse uma foto para mostrar pra vocês. 

O filho mais velho Leonardo, de 9 anos, pediu uma Tilda de natal.

Tilda de natal
Ela ficou com 45 cm de comprimento, seu vestido vermelho e verde ficou lindo e o gorro completou o visual natalino.

Não reparem na arrumação da árvore de natal, foi todinha enfeitada pelos dois filhos, achei que seria muito indelicado da minha parte "desarrumar" uma decoração feita com tanta dedicação.

Tilda de natal
Resultado: as duas professoram amaram os presentes e a mamãe aqui ficou toda contente.

Pra encerrar o ano quero dizer que 2014 foi um ano muito feliz pra mim, devido principalmente, entre outros motivos, pelo  estreitamento das relações de amizade que fiz pelo blog.

Numa breve retrospectiva vou citar alguns momentos bacanas em 2014. 

O primeiro aconteceu em abril quando fiz uma troca com a Rebeca do blog Dandolinhas, pra ver clique aqui. Foi uma troca super gostosa, ela costurou pra mim uma bolsa linda e eu um avental super útil.

O segundo aconteceu em agosto quando a Josy do blog Se virando com a costura veio me visitar, pra ver clique aqui. Foram dias muito produtivos e alegres aqui em casa, ela se mostrou uma excelente amiga.

O terceiro acontecimento quero relatar aqui, foi a bela troca que fiz com a Zulma que não tem blog. Ela é uma costureira de artesanato de mão cheia, faz bonecas lindas. Eu a conheci pelo face, recomendada por uma amiga, pois eu queria alguém que fizesse blusa de crochê ou tricô pra Tildas.

Ela foi um amor, não aceitou pagamento pelo trabalho, mas aceitou uma troca e assim foi feito, costurei um macacão Tilda e em troca ela me enviou duas blusas de frio pra vestir minhas Tildas, uma de tricô e outra de crochê. Resultado: ficamos amigas é claro.

Macacão Tilda
Blusas de frio Tilda
 Agora quero agradecer de todo o coração, não somente a Rebeca, a Josy e a Zulma, mas a todos que acompanham o blog. Quero que saibam que vocês fazem muita diferença na minha vida e colaboram muito me incentivando nessa gostosa jornada de costura.

Não venho aqui só mostrar meus trabalhos, venho aqui principalmente pra encontrar pessoas que gostam de artesanato e que não tem vergonha de dizer isso. Pessoas que gostam de um bom papo, pessoas que não tem medo de se mostrar, de parecerem "bregas" ou ultrapassadas. 

Pra mim artesanato é uma forma de arte, acho que a mais pura delas, pois é despretensiosa de ser unânime, e com certeza o artesão busca a essência em tudo o que faz.

A todos nós artesãos desejo um feliz natal, que o nosso irmão e mestre Jesus possa renascer em nossos corações, e que em 2015 possamos continuar essa caminhada juntos iluminados pelo Vosso amor.

Um forte abraço e até 2015!!!

Clau.







Tilda chá



Boa noite pessoal! Tem gente me perguntando se tenho abandonado os outros artesanatos e me dedicado exclusivamente a costurar Tildas. 

Eu e minhas Tildas

Minha resposta é não. Tenho muito prazer em costurar todo tipo de artesanato de costura, mas como a maioria das encomendas são de produtos que já postei, acabo postando mais sobre as Tildas mesmo, pois apesar de os moldes serem parecidos elas são bem diferentes nos detalhes.

Hoje terminei uma outra Tilda chá, mas como não tinha mais xícara e nem bule pra colocar nas mãos dela, resolvi colocar um buquê de flores. 
Tilda chá
Reparem como ela ficou na minha cozinha.






 Agora tirei fotos dela no jardim, vejam como a luz natural faz toda diferença.

Agora a foto foi na cozinha externa, ela sentada na bandeja que eu mesma pintei há anos atrás, ficou uma graça.


Reparem na saia dela abaixo, tem compartimentos para os saquinhos de chá.

Saia com saquinhos de chá
 




 Agora me despeço dizendo que volto em breve, pois vou tirar uns dias de férias... iupiiii!!! Muitos abraços e beijos a todos! Clau.



Tilda cozinheira

Oi gente! Quem não gosta de uma cozinha bem arrumadinha? Eu gosto e acho que todo mundo gosta, agora imagina uma cozinha arrumada e decorada com uma Tilda!!!

Tilda cozinheira
Foi pensando em decorar uma cozinha que costurei essa Tilda. Não tinha os moldes do gorro e nem do avental, mas arrisquei e gostei muito do resultado final.





Vocês repararam no detalhe do bule nas mãos dela? Achei que deu um charme a mais.





 

 

Agora quero saber a opinião de vocês, ok? Beijo grande!!!


 

Tilda marinheira

Boa noite gente amiga!

Hoje vim mostrar uma Tilda marinheira que acabei de costurar.

Tilda marinheira
Ela foi costurada com muito carinho para presentear uma pessoa que sempre me incentiva e contribui muito para que o blog e o site costurinha fique cada dia mais legal.  




Ele é o proprietário da Fixoterm etiquetas e é também designer das minhas etiquetas, do blog e também do site Costurinha

Se precisarem de etiquetas para seus artesanatos eu recomendo!























 
Tenho uma enorme gratidão e apreço grande por você Marcos e espero que essa boneca simbolize toda a minha gratidão por tudo o que você fez e faz por mim, muito obrigada!


Tilda marinheira
Tilda marinheira








Tilda anjo

Bom dia gente!!! Essa semana costurei mais uma Tilda pra não perder o costume... kkk, dessa vez uma foi uma Tilda anjo.

Tilda anjo

Ela foi encomendada por uma cliente amiga para presentear sua filha. Ela não escolheu os tecidos, disse que confiaria no meu bom gosto, disse apenas que a filha é delicada, forte e muito alegre. Usei os adjetivos para escolher as estampas, e gostei muito do resultado, e vocês?






Reparem no detalhe do botão Tilda na almofada de coração que ela segura... um amor!



Um abração para todos que passam por aqui, sei que muitos não deixam recados, outros tentam deixar e não conseguem, mas para os que deixam o muito obrigada pelo comentários carinhosos de incentivo!!! Clau.



Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...