Oi, pessoal! Como vocês sabem eu gosto muito de costurar roupinhas para bebê e hoje eu costurei um mijão. Eles são práticos de usar e fáceis de costurar, e por isso resolvi postar o passo a passo aqui, espero que gostem.
Mijão |
Mijão é o nome que se dá aquelas calças, com pé ou sem pé, que bebês usam muito. Eu escolhi costurar em malha e por isso usei bastante a overloque e só um pouco da máquina de costura reta.
Quem quiser o molde, ele está à venda no e-mail: costurinhadaclau@gmail.com.
Molde de mijão |
A primeira coisa a fazer é dobrar o tecido 2 vezes, riscar com caneta e cortar. Atenção: A dobra do tecido deve ficar bem rente a parte de traz do mijão, então comece a cortar a malha somente 15 cm abaixo da cintura (não se esqueça que é para cortar a partir da parte de traz sempre).
Depois abra a malha e coloque sempre direito sobre direito, como mostro na foto abaixo.
antes da overloque |
Agora você deve costurar na overloque as duas laterais aqui da foto, mas que são na verdade os ganchos do mijão. Assim como indico com as setas:
depois da overloque |
Agora você deve abrir o mijão segurando bem no meio da cintura e colocá-lo na posição correta.
Segure no meio da cintura para abrir o mijão e colocá-lo na posição correta |
Agora você deve começar a costurar a partir daqueles 15 cm que você havia deixado na lateral, lembra?
antes de costurar na overloque |
depois de costurar na overloque |
Depois é só pregar o elástico na overloque e costurar o acabamento do elástico com o zigue zague na máquina reta.
Eu coloquei por último a minha etiqueta... que acho linda!!!
Mijão |
Mijão da Clau. |
Que tecido linnnnndo. Vc tem muita energia amiga. Parabéns!
ResponderExcluirOi, amiga! Então... é esse tipo de malha que você deve comprar para fazer o pijaminha. Ele é macio e não dá bolinhas. Beijos e obrigada!
ExcluirOi Claudia,
ResponderExcluirEstava pesquisando na net sobre costurinhas e encontrei seu cantinho.
Adorei tudo, tem ótimas dicas.
Beijinhos
Oi, Walkíria! Muito obrigada pela visita, gosto muito de costurinhas, então fique a vontade para vir sempre aqui. Beijos!!!
ExcluirQue lindinho! Não tenho overloque e nas vezes que tive que costurar malha achei tão difícil!!!! Escorrega prá caramba, né?
ResponderExcluirLegal que vc gostou do porta-travesseiros, já estou usando.
Bjs e boa semana!
Oi, Rebeca! Amo costurar na overloque... o acabamento que ela faz é show. No começo a malha escorrega mesmo, mas com a prática você vai aprendendo a "dominá-la" e se apaixona. Beijos querida!
ExcluirOlá Claudia!
ResponderExcluirMe perdoe! Só agora pude vir retribuir a visita!!!
Que tecidinho mais fofo!
Bjo!
Oi, Ana! Também agradeço a sua visita. Essa malha é muito fofa mesmo. Fiz vários macacões com ela e que ficaram lindos. Beijos!!!
ExcluirOi Cláudia, o pap está super bem explicadinho! Sabia é fazer esses paps é um ótimo treino para ensinar costuras? Comecei dando aulas colocando paps no blog!!!
ResponderExcluirUma roupinha tão bonita não deveria ter esse nome, não acha?
Beijos
Oi, Helena! Muito obrigada! Você tem toda razão, mas procurei na net e foi só esse nome (mijão) que encontrei, rs. Eu também pretendo das aulas de costuras para iniciantes e você é minha inspiração, mas no momento estou me preparando antes para esse novo desafio. No meu trabalho como farmacêutica participo como instrutora de várias oficinas e foi lá que descobri que gosto muito de ensinar. Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante pra mim. Beijos!
ExcluirQuerida Cláudia, fico sempre feliz quando recebo a visita de uma nova seguidora. Acontece que com a sua chegada fiquei felicíssima. Adoro, adoooooro costurar ainda que os meus conhecimentos sejam limitados. Gosto de tudo, de costura, de bordado de croche, de trico e de tantas, mas tantas outras coisas que se torna impossível nomear todas. Como diz uma amiga minha, "gosto de gostar"!
ResponderExcluirAdorei o seu blog. Já sou seguidora e assinei a newsletter para não perder nadinha.
Pode ter a certeza que serei uma visita constante.
Beijinhos de Portugal.
Nina
Querida Nina! Se você ficou feliz imagina eu depois de receber seu e-mail... fiquei faceira igual uma criança. Eu também sou uma pessoa que gosta de gostar... gosto de tudo, de artesanato, de gente, de novas amizades, de amizades antigas, de cheiro de chuva, de vento no cabeço... enfim, gosto muito de gostar... assim como você! Muito obrigada pela visita no meu blog e por ser essa pessoa inspiradora que é.
ExcluirBeijinhos do Brasil,
Clau.
Olá Claudia !!
ResponderExcluirAi que delicinha essas roupinhas de bebê !!
Deu vontade de ter outro, rsrsr
Bjss
Oi Marcela! Que bom que você gostou... eu amo fazer roupas de bebê. Gosto de tudo, das estampas, da maciez, das cores... eu tenho dois meninos, mas na época que eles eram bebês eu ainda não sabia costurar, rs. Agora sigo costurando roupinhas para outros bebês e sigo muito feliz! Beijos no coração!!!
ExcluirAmiga tudo bem? Não sei se posso te presentear com o selinho, mas deu vontade, rssss...Cheiiiiiro
ResponderExcluirAmiga... você pode tudo!!! Beijos!!!
ExcluirClau, muito legal seu comentário sobre a minha carteira. Tem gente que gosta de tudo certinho, medidinho, igualzinho, mas o patchwork tb dá liberdade prá se inventar medidas, emendas, remendos... Afinal, antigamente, bem no começo, era feito com sobras mesmo de roupas e se usavam conforme os tecidos rendiam. O bacana é o resultado final. Gosto dessa coisa meio desestruturada, fica informal, né? E alegrinho, como brincadeira de costureira...
ResponderExcluirBjs e ótimo dia!!!!
Rebeca sua dica sobre fazer o patchwork de forma mais informal é ótima pra mim, pois sempre achei que o patchwork geométrico era muito difícil de fazer e as vezes eu isso me desanimava. Agora vou criar coragem e fazer um também. Beijos e um ótimo dia pra você também!
ExcluirOI Claudia!!!!!!!!!!
ResponderExcluirObrigado por estar lá no meu cantinho, vai ser um prazer estar por aqui e ver suas costurinhas... eu não sei costurar tão bem ... mas dá para quebrar o galho.
Ah!!!!!!!!!! se eu tivesse vindo antes... teria feito estes mijão para a minha sobrinha Milena que vai nascer... uma pena... fica para o próximo... pois já se foram as coisinhas dela, ela vai nascer no Japão.
bjssssssssssssssss
LIndo dia!!
Oi, Karine! É um prazer tê-la aqui também. Eu gostei muito das suas costuras, dá pra perceber que é uma pessoa muito criativa, parabéns! Eu adoro costurar mijão, pagão, macacão, enfim tudo o que é para bebê eu gosto de fazer... eu também não fiz para os meus filhos, pois na época não sabia costurar, mas hoje faço com amor para os filhos das minhas amigas. Vamos trocar figurinhas... um ótimo dia pra você também!!! Beijos!!!
ExcluirOlá Claudia, vim agradecer a visita em meu blog, fiquei muito feliz :)
ResponderExcluirGostei muito seu passo-a-passo, tenho uma princesinha pitiquinha e vou tentar fazer para ela, faço bastante panos de prato mas ainda não fiz roupas, grata por compartilhar.
Grande abraço,
Ana Paula Silva
Oi, Ana! Que bom que gostou... se você tiver alguma dúvida me envia um e-mail, tá? csoliver@gmail.com
ExcluirBeijos!!!
Olá, eu gostaria muito de fazer roupinhas de bebê para dar de presente e vender também pra ter uma renda já que estou sem trabalhar, eu não tenho máquina de overloque mas tenho uma máquina moderna que faz um pontinho que imita o da overloque,será que dá pra fazer as roupinhas de bebê? Um abraço.
ResponderExcluirAchei muito linda a sua peça! Obrigada pelas dicas. Bjs!
ResponderExcluir