Preparação do Tecido para a Costura

Oi, pessoal! Hoje vim trazer algumas dicas para quem gosta de costura, assim como eu, mas ainda está dando os primeiros passos. 

Então... quando vamos costurar uma roupa sempre ficamos nos perguntando se o tecido não vai encolher depois da costura. 

Eu já tinha feito essa pergunta para a minha professora de Costura, Dona Marlene, mas uma grande amiga minha me enviou um link do Blog Costure Bem que amei e que mostra direitinho tudo o que devemos fazer. Aqui abaixo eu deixo só um resuminho de lá.

Então para evitar surpresas é interessante fazer alguns procedimentos antes da costura. 

O primeiro procedimento é dobrar o tecido e mergulhá-lo em uma bacia com água e sem sabão. Deixe o tecido de molho, e se o tecido soltar tinta você deve trocar a água e colocar um pouco de sal para segurar a cor.

Tecido de molho em água sem sabão
Depois torça levemente o tecido com as mãos e com bastante cuidado pendure o tecido pelo meio, mas nunca pendure pelas pontas para evitar deformidades no tecido.

O segundo procedimento é, depois de seco, passar o tecido a ferro e pronto... ele já estará pronto para receber suas costuras.

Importante: Não podemos molhar um tecido que deve ser lavado a seco, como os vestidos de festa, por exemplo. Nesse caso, uma forma de fazer o pré-encolhimento é colocar outro tecido um pouco úmido sobre ele e passar com ferro a vapor.

Se você continua com dúvidas em relação a molhar e passar o tecido e não quer correr riscos, você pode fazer essa experiência com um retalho do seu tecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, pessoal! Muito obrigada pela visita. Se quiser, deixe um recadinho. Eu costumo responder aqui no meu blog mesmo as perguntinhas, mas se preferir, pode enviar comentários, sugestões ou dúvidas para o meu e-mail: costurinhadaclau@gmail.com. Beijos, Clau.

Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...