Aulinha de costurinha

Boa noite gente! Hoje vim mostrar um pedacinho da minha aulinha de costurinha.


A aulinha de costurinha funciona assim:

* Geralmente eu dou aula de costurinha para crianças acima de 9 anos. 

* Cada aula tem duração de 1 hora e meia. 

* Primeiro explico quais os instrumentos (tesoura, agulha e máquina de costura) que vamos utilizar na costura e como manuseá-los.

* Para treinar a costura reta na máquina eu peço para a criança percorrer costurando sem linha uma trajetória de linhas retas desenhadas num papel A4.

* Depois ensino como fazer o retrocesso no início e no final da costura.

* Logo depois já passamos para as instruções sobre a máquina e de como passar a linha.

* Daí partimos para a costura propriamente dita.

Eu sempre escolho costurinhas fáceis de fazer, para que a aluna saia satisfeita e feliz porque aprendeu a costurar algo inteiro na primeira aula, como por exemplo um livrinho porta agulheiro e/ou agulheiro em formato de travesseiro.

No caso da minha aluninha que vou mostrar hoje foi diferente, pois a Manuela (Manu ou Lela) só tem 6 aninhos. Ela é filha da minha amiga Renata. Elas foram para Miami nas férias e a Manu ficou louca por uma máquina de costura de brinquedo, ela foi tão persistente que convenceu sua mãe a comprar. 

Chegando aqui a Renata me ligou e pediu pra eu abrir uma exceção quanto a idade e desse uma aulinha de costura para a Manu na maquininha que ela havia ganho de natal. 

Chegando aqui colocamos pilha na máquina branca e rosa da Singer e as bonitinhas, tanto máquina e aluninha começaram a costurar. Foi um prazer dar aula pra Manu, pois ela se mostrou muito atenciosa, esperta e dedicada, aprendeu rapidinho. 

Para guardar de recordação da aulinha de costura eu filmei um pequeno pedacinho da aula e enviei pra mamãe dela, que ficou toda contente e emocionada com o desempenho e a alegria da filha.


video

Nesse vídeo a Manu costurou 3 bordas num paninho vermelho, que depois de virado se transformou num saquinho.





video

Na foto que tirei com a Manu ela mostra um avental pra boneca que também foi costurado por ela. Reparem na belezura da Manu e da maquininha de costura.... fiquei apaixonada!


Espero que vocês tenham gostado... eu amei!!!

Um grande beijo, Clau.











22 comentários:

  1. Claudia

    Que linda a Manu. Como é bom ver crianças se interessando por costura e a mãe dela deve ser maravilhosa por conceder isso à filha pois tem mãe que não deixaria, com medo, da filha se machucar na maquina.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Own... apaixonei... por sua didática, seu carinho e pela fofa da Manu!!!!
    Muito legal, parabéns!!!! adorei o "aulinha de costurinha"!!!!
    Tenho certeza de que suas aluninhas adoram sua aula!!
    Posso dar uma sugestão para uma "aulinha mais avançadinha"? No ano passado na escola da minha filha, crianças do infantil fizeram desenhos de "bonecos" e pais/funcionários transformaram esses desenhos em bonecos de tecido, que foram doados para crianças carentes da cidade. Os bonecos ficaram bem "esquematizados", obviamente não chegavam nem perto de suas lindas e perfeitas Tildas, não tinha grandes detalhes, os braços e pernas eram costurados todos juntos ao corpo, mas o resultado é surpreendente, principalmente porque depois usávamos aviamentos como roupa para deixar parecido ao desenho. O dia que participei tinha crianças também e elas ficavam sempre muito orgulhosas do resultado! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu... que ótima ideia... vou pensar com carinho na sua sugestão, beijo grande, Clau.

      Excluir
  3. Adorei a aula Claudia! muito bom ver uma criança de tão tenra idade, se interessando por "coisas de adulto". Com certeza que das mãozinhas da Manu saírão bonitas produções de moda para as suas bonecas. Bj

    ResponderExcluir
  4. Me deu uma ótima ideia de pegar minhas sobrinhas nas férias!!! Que legal, e que fofo!
    Certamente tem que ter uma dose boa de paciência, mas isto acho que você tem de sobra!!
    Parabéns pela iniciativa
    bjo
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Que linda a Manu, costurando.
    É assim que se começa, basta querer aprender, e colocar a imaginação pra funcionar.

    Parabéns Manu, voce é linda e está costurando, que é uma belezinha.

    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais fofa!!! <3
    Votos de que a Manu tenha muito sucesso e não desista das costurices....
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que legal!!! Parabéns para vc e para ela! Tomara que ela goste e faça peças lindas! Sei que vai querer fazer roupas para as bonecas. Eu brincava assim, rs, via minha mãe costurar e ficava fazendo roupinhas para as minhas bonecas. Nem me lembro, mas acho que tudo à mão, rs. Pois não aprendi a costurar com minha mãe. Só depois de velha, rs, é que fui pegar na máquina.

    Beijos para as duas!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudia,

    Que lindinhas, a máquina, a aluna e a professora. Sucesso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amiga! Acho tão inspirador quando crianças desejam aprender uma arte manual. Acredito que a infância fica muito mais divertida e produtiva. É uma maneira para aprender a se concentrar desde cedo e desenvolver a sensibilidade.

    Beijocas, sua aluna é uma fofa.

    ResponderExcluir
  10. Que fofa a Manu! e como aprendeu rapidinho, toda independente mexendo na máquina! rsrs
    A professora é muito boa, é por isso!
    Parabéns, acho que tem que ter talento para ensinar crianças!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Que graça vcs duas! Com uma professora como vc, a Manu logo logo tá costurando super bem. Muito bacana a ideia da filmagem. Muitos beijos!!!!!!
    (ah, a maquininha dela é uma fofura!)

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudia, tenta esse tutorial que eu vou te deixar: http://alamodefabric.blogspot.pt/2010/06/spider-web-quilt-block-tutorial.html

    São muito menos trabalhosas as almofadas, do que aquilo que parece. E é divertido, além de muito útil para "se livrar" daqueles retalhos tão pequenos que parece que não dão para nada! Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Clau,
    Passando pra dar um alô!! Obrigada pela atenção e carinho!
    Uma linda semana
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Clau,
    Passando pra dar um alô!! Obrigada pela atenção e carinho!
    Uma linda semana
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá Claudia, passo para saber de vc, porquê anda ausente. Não acredito que sua criatividade esteja adormecida. Volte pois vc faz falta neste nosso mundinho virtual! bjs

    ResponderExcluir
  16. Cláudia, que coisa mais linda, ensinar costuras para crianças, parabéns!
    A menina é uma princesa.
    Não demora pra voltar a postar!


    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudia, promessa é divida, ok? vou cobrar sua volta! beijo grande , espero que esteja tudo bem com vc e sua linda família. Saudades.

    ResponderExcluir
  18. Olá Claudia, promessa é divida, ok? vou cobrar sua volta! beijo grande , espero que esteja tudo bem com vc e sua linda família. Saudades.

    ResponderExcluir
  19. Olá Claudia, promessa é divida, ok? vou cobrar sua volta! Beijos, espero que esteja tudo bem com sua linda família. Saudades.

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Muito obrigada pela visita. Se quiser, deixe um recadinho. Eu costumo responder aqui no meu blog mesmo as perguntinhas, mas se preferir, pode enviar comentários, sugestões ou dúvidas para o meu e-mail: costurinhadaclau@gmail.com. Beijos, Clau.

Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...