Necessaire com prega fêmea

Bom dia! Hoje o sol está radiante e o vento está refrescante e isso dá uma sensação muito boa, cenário ideal para costurar uma necessaire diferente.



Faz tempo que eu queria costurar uma necessaire que tivesse prega macho ou melhor fêmea. Na verdade eu me confundi, pois na minha cabeça eu queria uma prega assim mesmo como fiz (fêmea), mas na minha cabeça ficou a palavra "prega macho" e daí até cheguei a publicar essa postagem aqui como prega macho, mas ainda bem que tenho amigos nessa vida, pois a Josy do blog "Se virando com a costura" viu e me alertou, ufa!!! Imagina só o "carão"...kkk.

Diante do acontecido resolvi procurar na net e pesquisar mais sobre essas duas pregas, afinal outras pessoas também podem ter essa dúvida.


Prega fêmea:

É um tipo de prega que é formada por duas dobras no tecido viradas para "dentro" e direcionadas uma para a outra, também chamada de prega embutida. É muito utilizada em saias e casacos, serve tanto como adorno, quanto para facilitar os movimentos.

Prega fêmea
                               
                               Prega macho:

Esse tipo de prega é formada por duas dobras no tecido também, mas viradas para fora, formando um retângulo.


Prega macho


Na prática funciona assim, para costurar prega fêmea você faz uma prega pra trás, costura e depois abre e costura de novo. Já para costurar a prega macho é ao contrário, pois a prega fica pra frente. Depois vou tirar uma foto e mostro a diferença certinho das duas, ok?

Para a necessaire, como não encontrei um modelo que eu queria, daí eu resolvi costurar uma da minha cabeça, o que vocês acharam?





Ela ficou grandona de propósito, pois quero por um pouco de tudo quando for viajar. Nela quero levar shampoo, condicionador, perfume, pasta de dentes, escova de dentes, escova de cabelo e uma caixinha de bijus.

Abaixo eu tirei umas fotos da necessaire dobrada, fica uma linda bolsinha, não?


















Reparem na foto abaixo, eu tive que fazer uma costura reta bem embaixo da prega, isso serviu para firmar mais o tecido azul de baixo na manta acrílica, pois ele não recebeu quilt. Quando ela fica em pé essa costura nem aparece.

Costura em abaixo da prega fêmea
 E aí, gostaram? 



 /

Beijos e um ótimo final de semana! :) Clau.

22 comentários:

  1. Linda sua bolsinha, como sempre mimosa. Essa prega fêmea é a minha preferida até pra roupas tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy querida!!! Muito obrigada pelo toque, ainda bem que deu tempo de consertar, rs. Beijos no coração, Clau.

      Excluir
  2. Olá Cláudia!! Que legal! Isso que dá prazer, rs, criar peças novas e ainda ver o resultado maravilhoso. Menina , vc vai ter que me ensinar essa prega macho, kkk, tenho um projeto de bolsa mochilinha da Ana Cosentino e que tinha essas pregas. Não consegui entender pelo projeto dela (apostila) e aí inventei minhas pregas lá, que nem sei se são macho, fêmea ou gay, kkkk.
    ADOREI e já viu que pode fazê-la no tamanho de necessaire ( a foto dela dobrada) que vai arrasar. Muito lindinha mesmo e diferente.
    Beijos... deixa eu cuidar do meu parlamento, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia! Então menina, você viu a confusão que eu fiz...kkk. Essa aí na verdade é prega fêmea, mas fica tranquila que eu vou publicar uma explicação direitinha da diferença entre elas e como costurá-las. Agora prega gay eu não sei não...kkk. Adorei você ter me mandado o e-mail, tá um pouco corrido, mas hoje a tarde vou responder, tá? Beijos e boas costuras, Clau.

      Excluir
  3. Cláudia ficou linda, parabéns você tem muito bom gosto, tudo que faz é lindo.

    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sônia, que bom que gostou! Eu gosto mesmo é disso: criar coisas novas. Beijos, Clau.

      Excluir
  4. oi Claudia filha adorei quero uma dessa tambem . a mãe um bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk, tá mãe faço pra você sim. Fico te devendo está e as máscaras de dormir. Bjs, Clau.

      Excluir
  5. Vejo muito capricho nos seus trabalhos parabéns, tá certa a a mamãe querer uma também rs. Não conhecia essa diferença de macho e fêmea bem interessante. Olha menina quanto as saladas que meu filho come não tenho receita infelizmente, falamos desde pequenino que tem que comer salada pra ficar forte e grande igual ao pai rsrs, claro que tem exceções como a beterraba que ele detesta até dou um desconto. Quanto ao refri tem uma receitinha, as duas vezes que ele quis tomar devia ter 1 aninho, eu deu um gole grande, assim o gás ardeu kkk como sou má, mas é para o bem dele né, agora não toma diz que é ruim que dói a língua. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joseane! Muito obrigada pela visita e pelas dicas também! Meu filho mais velho, Leonardo, não toma refrigerantes, mas o menor, Gabriel, gosta muito, daí a gente evita de comprar e ele acaba imitando o irmão e toma suco, melhor assim, né? Beijos, Clau.

      Excluir
  6. Como não gostar, minha linda?
    E fiquei esclarecida quanto a pregas!
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Que bom que gostou e que ficou esclarecida quanto as pregas. Beijinhos e um ótimo fim de semana pra ti também. Clau.

      Excluir
  7. Muito bonita a necessaire !! E amei a explicacao da prega macho e femea : eu, sinceramente, conhecia o nome mas não sabia diferenciar !! valeu a aula !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Que bom que gostou, vou postar outro explicando mais detalhadamente e com fotos. Beijos e obrigada! Clau.

      Excluir
  8. Adorei Claudia. Principalmente por ser grandona, cabe tudo dentro. Vc dentro forra com plástico para se vazar algum produto? hoje comprei um viés, vou tentar pregar num item simples que estou fazendo para presentear um bébé. Dou notícias se prestar! bj e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Para o forro eu utilizei uma tecido bem fininho próprio para forro, mão gosto de usar plástico não, pois acho que fica mais bonito com tecido mesmo.

      Quanto ao viés, acho bacana você tentar, logo você vai ver que não é tão difícil pregá-lo, estou torcendo, qualquer dúvida é só me chamar, ok?

      Beijos, Clau.

      Excluir
  9. Puxa, que aula de prega! Valeu por esclarecer, afinal cada prega no seu galho, né?
    Mas o importante é que a necessárie ficou muito lindinha e delicada e a prega fez toda a diferença. Deu "aquele" toque a mais.
    Bjs e ótima semana!!! (ah, consegui terminar o quilt de bebê, finalmente! Tô alíviada...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Também acho que a prega fez a diferença. Estou curiosa para ver o seu quilt de bebê, deve ter ficado lindo. Beijos e uma ótima semana pra você também! Clau.

      Excluir
  10. Obrigada pela dica, querida Clau!
    Já fui espreitar e é realmente um blog muito interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Logo que vi o blog dela já pensei em você, afinal vocês moram perto, mas nem se conhecem. A ideia dela é ótima e é um ótimo presente pra professoras da educação infantil. Beijos no coração, Clau.

      Excluir
  11. Oi Claudia!
    Vim conhecer seu blog! AMEI!! Parabéns pelas peças, pelas ideias, os textos dos posts e amei a produção das fotos!!! Já estou te seguindo!! Beijitchos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Seja muito bem vinda!!! Obrigada pelos elogios e pelas dicas da máquina de bordar. Beijos, Clau.

      Excluir

Oi, pessoal! Muito obrigada pela visita. Se quiser, deixe um recadinho. Eu costumo responder aqui no meu blog mesmo as perguntinhas, mas se preferir, pode enviar comentários, sugestões ou dúvidas para o meu e-mail: costurinhadaclau@gmail.com. Beijos, Clau.

Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...