A reforma e o pé de pitanga

Bom dia, gente bacana!!! 

Semana passada encontre no meio do caminho uma pitangueira e não resisti. Fiquei igual criança pequena pulando pra pegar as frutinhas saborosas.

Pitangas

Pitangas

Pitangas

As pitangas estavam tão doces que devo ter comido umas vinte... hehehe. Curiosa do jeito que sou, já fui pesquisar na net mais informações sobre essa fruta deliciosa.


A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. Apesar de sua origem tropical, seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. No Brasil, a região nordeste é a única a explorar comercialmente esta fruta de alto potencial econômico. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.

No meio do meio caminho também tinha uma pedra, ou melhor uma reforma. E toda reforma sempre me traz uma sensação boa de renovação, mas produz necessariamente e inevitavelmente uma bagunça danada. 

A reforma aqui em casa é na área externa (depois mostro o antes e depois), mas resolvi também re-estruturar o cantinho da costura aqui dentro de casa. 

No meio da "bagunça" externa (reparem ao fundo a parede descascada) estou pensando em fazer um panô com vários bolsos para guardar meus acessórios de costura, por isso estou bordando vários paninhos com temas que gosto. 

Bordado: ponto atrás e ponto corrente




Volto em breve pra mostrar o resultado, beijinhos!!!

13 comentários:

  1. Bom dia Claudia,
    Não sabia que a pitanga tinha esse aspeto, nós não temos essa fruta aqui. Que vermelho vivo bonito. Pela amostra de um bolsinho, o panô promete, assim como as obras externas. Ficamos todas no aguardo das novidades! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Essa fruta é muito gostosa, vale a pena conhecê-la. A ideia do panô veio depois que resolvi mudar o cantinho da costura, quero fazê-lo para ser bonito e útil também. Beijos no coração, Clau.

      Excluir
  2. Ah, vai ficar lindo com esses bordadinhos! Tô doida prá ver o resultado pronto.
    Eu tb AMO pitangas, lembro do quintal da minha vó Ermelinda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Aqui em Campo Grande tem uma sorveteria especializada em picolés de frutas nativas do Brasil e pitanga é uma delas, muito bom!!! Então amiga, nunca fiz um panô, vai ser a primeira vez, estou tensa, mas sei que no final vai ficar legal. Beijos da Clau.

      Excluir
  3. Pitangas parecem mini aboboras néh! tem muitas pitangueiras no sítio mas muitas mesmo passa das 30 árvores, meu filho fica juntando na grama mas come pouco. Bordados lindos e delicados vai ficar um belo trabalho, fiz um bordado livre outro dia e amei vai virar almofada. bJÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, parecem abóboras mesmo. Hoje eu passei pelo pé novamente, mas já não tinha mais das vermelhinhas, uma pena. Obrigada pela visita, bjs, Clau.

      Excluir
  4. As pitangas estão tão suculentas... Louca pra ver seu cantinho novo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!!! Saudades de você sempre!!! Vou tentar deixar bem bacana, tá? Beijos com saudades, Clau.

      Excluir
  5. Olá Claudia!!! Voltando aos pouquinhos ... marido já em casa e passando bem. Obrigada pelas orações.
    Sabe que briguei com minha mãe para ela não plantar pitanga aqui, kkk, pois cismei que não gosto ( nunca comi) mas ela plantou e aqui só passarinhos comem e adoram...
    Agora vendo você elogiar as pitangas, rs, será que eu provarei? Sou enjoada para comer... E sempre imaginei pitangas para fazer licor, apenas, kkk.

    Bordado o panô? Já imagino a beleza que vai ficar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia! Que bom que seu marido melhorou, fico feliz. Não acredito que você nunca provou pitanga!!! Eu gosto desde de criança e o suco também fica muito bom, quando provar me diga o que achou tá? Beijos e bom retorno pra casa. Claudia.

      Excluir
  6. Olá, Cláudia! Aqui não existe pitanga. Nada como viver num país tropical!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Se tivesse essa fruta aí, tenho certeza que você iria de usá-la em suas deliciosas receitas. Beijos no coração, Clau.

      Excluir
  7. Oi Claudia, realmente pitanga é maravilhosa! Diria que é uma mistura do delicado com o exótico, típico das frutas tropicais. Sem falar no formato, perfeito! Espero em breve ver o panô, certamente ficará lindo!! Bordar é uma arte que requer paciência e perfeição, não tem como não ficar lindo! òtimo fim de semana
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Muito obrigada pela visita. Se quiser, deixe um recadinho. Eu costumo responder aqui no meu blog mesmo as perguntinhas, mas se preferir, pode enviar comentários, sugestões ou dúvidas para o meu e-mail: costurinhadaclau@gmail.com. Beijos, Clau.

Experimente também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...